sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Green Day - "Nimrod" - (1997)




O ÁLBUM, EM 5 LINHAS: Especialistas dirão que o primeiro ápice comercial do Green Day foi "Dookie", de 1994, e o segundo, "American Idiot", 2004. E eles estão certos, por determinado ponto de vista. No entanto, foi em 1997, período de intervalo entre estes dois álbuns, que a banda lançou o seu melhor e mais abrangente trabalho: "Nimrod".


CURIOSIDADE: A variedade musical do disco é impressionante para uma banda que até então, fazia Punk Rock/Pop básico. Há a presença de vocais guturais, bandinhas de instrumentos de sopro (típicas de desfiles), Rock sessentista e Surf music, além de elementos como violinos, gaita harmônica e violão.


PARA... motoristas que cantarolam de vidros abertos no trânsito.


REFERÊNCIAS: Beatles; Ramones; Buzzcocks.


3 MÚSICAS: "Hitchin' A Ride"; "King For A Day"; "Walking Alone".

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Steely Dan - "Can't Buy A Thrill" - (1972)

O ÁLBUM, EM 5 LINHAS: Debut do Steely Dan, "Can't Buy A Thrill" é um legítimo representante da época dourada do Rock (1970's). Alto nível técnico, instrumental apurado, vozes em coro marcantes, e até mesmo algumas influências de Jazz, com viradas musicais. Precisa dizer alguma coisa a mais? Ah, sim, o álbum foi um estrondoso sucesso em sua época de lançamento.


CURIOSIDADE: A capa do álbum traz uma fila de prostitutas aguardando clientes em uma calçada.


PARA QUEM... é setentista ferrenho.


REFERÊNCIAS: Crosby, Stills, Nash & Young; Boston.


3 MÚSICAS: "Do It Again"; "Reelin' In The Years"; "Dirty Work".

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Silverchair - "Young Modern" - (2007)




O ÁLBUM, EM 5 LINHAS: "O quê? Mas esse disco nem mostra o que é o verdadeiro Silverchair!!". Decepcionante para quem esperaria algo semelhante aos acordes rasgados dos primeiros álbuns da banda, "Young Modern", último disco da carreira do Silverchair, é um passeio fantástico para pessoas com visão aberta sobre música. Obra de arte.


CURIOSIDADE: "Young Modern" foi um apelido dado ao vocalista Daniel Johns pelo compositor e arranjador Van Dyke Parks, quando trabalharam juntos durante o álbum antecessor do grupo, "Diorama" (2002).


PARA QUEM... se inspira correndo na esteira.


REFERÊNCIAS: The Beatles; Beach Boys.


3 MÚSICAS: "Straight Lines"; "Reflections Of A Sound"; "Waiting All Day".

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Twin Shadow - "Forget" - (2010)

O ÁLBUM, EM 5 LINHAS: Procure imaginar uma mistura entre um bigode, um topete, um dominicano e New Wave. Isso é Twin Shadow, projeto musical de um rapaz chamado George Lewis Jr. "Forget" foi feito em 2010, mas parece um disco dos anos 80 que foi esquecido embaixo da cama por, no mínimo, 25 anos.


CURIOSIDADE: "Forget" é o primeiro álbum do Twin Shadow e ficou em 26º lugar na lista dos 50 melhores do ano da Pitchfork Media.


PARA QUEM... entrou em coma em 1986 e acordou ontem.


REFERÊNCIAS: The Smiths; Toro Y Moi; New Order.


3 MÚSICAS: "At My Heels"; "I Cant Wait"; "Castles In The Snow".

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pearl Jam - "Backspacer" - (2009)

O ÁLBUM, EM 5 LINHAS: Hoje, menos importante comercialmente do que inúmeras bandas e artistas do cenário, porém fazendo sua música de maneira totalmente relevante. Isso é o que caracteriza o Pearl Jam do século 21. A banda que eu gostaria de ter. "Backspacer" traz Rock com muita energia, à sua maneira. Afinal, os membros do grupo estão na faixa dos 40 anos. A diferença pra outras bandas é que eles usufruem disso. Reflexivo e contagiante.


CURIOSIDADE: "Backspacer" foi o único álbum feito uma banda independente a chegar em primeiro lugar nas paradas da Billboard, no ano de 2009.


PARA QUEM... gosta de Rock feito por pessoas de 40 anos.


REFERÊNCIAS: The Who; Eddie Vedder; Ramones.


3 MÚSICAS: "The Fixer"; "Just Breathe"; "Unthought Known".

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Legião Urbana - "Legião Urbana" - (1985)

O ÁLBUM, EM 5 LINHAS: Um dos mais importantes discos do Rock brasileiro, o debut da Legião Urbana evoca a influência post punk, tão característica dos anos 1980. Letras politizadas, belas guitarras, baixo marcante, bateria acelerada, teclados evidentes e a voz marcante de Renato Russo colocam Brasília no mapa da música nacional.


CURIOSIDADE: Os desenhos do encarte foram feitos pelo próprio baterista da banda, Marcelo Bonfá.


PARA QUEM... curte um jeans rasgado no joelho combinando com um tênis branco da Topper.


REFERÊNCIAS: Joy Division; The Police; Ramones.


3 MÚSICAS: "Ainda é Cedo"; "Por Enquanto"; "Geração Coca-Cola".

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Alice In Chains - "Dirt" - (1992)

O ÁLBUM, EM 5 LINHAS: Uma banda que nunca precisou soltar um único berro para causar uma tormenta veio do chamado movimento "Grunge", da Seattle dos anos 1990. O Alice In Chains lançava em 1992 o mais importante disco de sua carreira: "Dirt". Grande destaque para as melodias tortas e arrepiantes e o melhor dueto vocal da história do Rock, protagonizado por Layne Staley e Jerry "The Boss" Cantrell. Único.


CURIOSIDADE: Durante a turnê de divulgação do álbum, o vocalista Layne quebrou seu pé. Resultado: completou a tour utilizando uma cadeira de rodas e muletas, não perdendo nenhuma data. Camisetas da turnê mostravam o raio-X do pé quebrado.


PARA QUEM... descobre que o fundo do poço pode ser muito mais abaixo do que o esperado. E gosta disso.


REFERÊNCIAS: Black Sabbath; Mad Season;


3 MÚSICAS: "Down in a Hole"; "Rooster"; "Would?".


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

The Fall of Troy - "Doppelganger" - (2005)


O ÁLBUM, EM 5 LINHAS: Pense em uma cruza entre a voz de algum dos Backstreet Boys com urros malucos, um instrumental agressivo e afiadíssimo e mudanças de humor repentinas. Essa loucura define o que é "Doppelganger", segundo álbum do The Fall of Troy. Um grande lançamento de um power trio já extinto, porém sensacional. Recomendadíssimo.


CURIOSIDADE: Os membros da banda tinham apenas 19 anos quando gravaram este álbum. Uma verdadeira maturidade musical, visto que a banda evidencia técnica apurada, confiança jovem e muita, mas muita energia. Difícil acreditar que o trabalho tenha sido feito de apenas 3 garotos à época. E realmente foi.


PARA QUEM... estuda matemática ao som de cães latindo.


REFERÊNCIAS: Rush; At The Drive-in;


3 MÚSICAS: "F.C.P.R.E.M.I.X."; "Mouths Like Sidewinder Missiles"; "Act One, Scene One".



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mastodon - "The Hunter" - (2011)


O ÁLBUM, EM 5 LINHAS: Eis aqui um grande candidato a melhor álbum de 2011. "The Hunter" é o quinto registro do Mastodon. Apresentando a quem não conhece, este maravilhoso álbum é uma miscelânea tão grande que vai de Heavy Metal e Post Hardcore até Rock Progressivo (contendo até mesmo alguns resquícios Grunge). Estranho né? E viciante!

CURIOSIDADE: "The Hunter" é o registro mais acessível do Mastodon. Apesar de flertar com Stoner Rock, Heavy Metal, Prog e muita obscuridade, o disco tem muitas passagens memoráveis. O próprio baterista da banda o definiu como "um Led Zeppelin super pesado".

PARA QUEM... mata um Yeti por dia.

REFERÊNCIAS: Queens of the Stone Age; Pantera; The Mars Volta.

3 MÚSICAS: "Curl of The Burl"; "Blasteroid"; Stargasm.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Trainspotting - "Original Soundtrack" - (1996)


O ÁLBUM, EM 5 LINHAS: Poucos filmes possuem uma trilha tão soberba quanto Trainspotting. O poder da música é tão grande que traduz toda a atmosfera inserida na película. Viagens, existencialismo, drogas, perspectivas de futuro e o retrato de uma juventude sem qualquer tipo de moralismo. Obrigatório.

CURIOSIDADE: Tamanho sucesso da Trilha Sonora acabou originando uma segunda parte, no ano seguinte. Nesta, além de músicas que não apareceram no álbum original, foram destacadas outras canções que serviram como inspiração para o filme. Bacana, né?
PARA QUEM... acha o máximo ficar embriagado.

REFERÊNCIAS: Iggy Pop; Brian Eno; Underworld; Pulp.

3 MÚSICAS: New Order - "Temptation"; Lou Reed - "Perfect Day"; Blur - "Sing".

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Weezer - "Pinkerton" - (1996)

O ÁLBUM, EM 5 LINHAS: "Pinkerton" é o segundo e mais alternativo petardo do Weezer. Traz o fim da primeira fase da banda, recheada de distorção no baixo e guitarras, letras cômicas, desleixos propositais e uma sensibilidade pop rara. Os nerds também amam.

CURIOSIDADE: A grande maioria das canções do álbum foi escrita durante o período em que o vocalista Rivers Cuomo estudava na Universidade de Harvard. Os temas passam desde referências ao Japão até frustração sexual e corações partidos.

PARA QUEM... dorme de conchinha.

3 MÚSICAS: "The Good Life"; "Pink Triangle"; "No Other One".